sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Renan diz que Alagoas “vira uma página” ao ser zona livre de aftosa

O presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), parabenizou os mais de 35 mil pecuaristas alagoanos por “virarem uma página na história da agropecuária de Alagoas”. A declaração foi feita na manhã desta sexta-feira (6), durante o ato festivo de reconhecimento e certificação do Estado de Alagoas como zona livre de aftosa com vacinação.
O ato ocorreu no Parque da Pecuária, no bairro do Prado. O ministro da Agricultura, Antônio Andrade, assinou a Instrução Normativa que oficializa a certificação e abre as barreiras sanitárias nacionais que duravam mais de 14 anos, impedindo Alagoas de comercializar carne, leite e derivados.

A cerimônia, que reuniu centenas de criadores de todas as regiões do Estado, teve também a participação do governador Teotonio Vilela Filho e do vice José Thomaz Nonô, além de parlamentares da bancada federal alagoana, prefeitos e vereadores de dezenas de municípios, representantes da Assembleia Legislativa, de cooperativas, bancos oficiais (Banco do Brasil, Caixa Econômica e Banco do Nordeste) e outras instituições, secretários estaduais e dirigentes das entidades de classe dos agricultores e pecuaristas de Alagoas.
Renan, em seu discurso, parabenizou os criadores pelo “imenso esforço conjunto” de vacinar o rebanho bovino e bubalino em todas as campanhas, estendeu o cumprimento aos prefeitos dos municípios onde há criadores de gado, “que deram o suporte necessário para que a vacinação desse certo”, e fez questão de enfatizar a importância da atuação do governo do Estado. “Sem deixar de cumprimentar os gestores anteriores, o governador Teotonio Vilela Filho merece os parabéns porque é em seu governo que Alagoas fica livre da aftosa”.
Dirigindo-se ao ministro Antônio Andrade, indicado pelo seu partido, o PMDB, Renan lembrou que é “extremamente positivo ter um ministro do ramo comandando a Agricultura” – Andrade é agropecuarista em Minas e deputado federal licenciado. Antes, em seu discurso, o ministro havia se referido a Renan como “um líder inconteste, a quem recorro quando preciso de conselhos”.
O presidente do Congresso disse que a mudança de status sanitário da agropecuária de Alagoas é “um passo decisivo para resolver definitivamente esse problema”. Renan lembrou também, em seu pronunciamento aos produtores rurais, outra importante vitória do setor, a aprovação do subsídio da cana e do etanol.
“No caso da cana, com o novo valor de 12 reais por tonelada de cana, são 80 milhões de reais que serão distribuídos aos 7.600 pequenos fornecedores de Alagoas. Queremos que essa política seja permanente, para não termos que ficar batalhando a cada ano pela mesma coisa”. Já o subsídio à indústria do etanol, disse o senador, é de 20 centavos por litro. Todas essas conquistas foram obtidas em negociações conduzidas por Renan junto à área econômica do governo federal.
“Minha presença na presidência do Congresso Nacional tem o significado de, com maior protagonismo, resolver os problemas do nosso Estado e ajudar no desenvolvimento de Alagoas”, afirmou Renan, sob aplausos dos criadores, autoridades e representantes de classe.
Ele anunciou que um dos problemas que afligem o setor está com data marcada para uma solução. “O endividamento dos agricultores nordestinos, principalmente daqueles que têm suas dívidas securitizadas, vai ser resolvido com a apreciação, pelo Congresso, dos vetos da presidente Dilma. A votação será no próximo dia 17”, afirmou.
Ainda na solenidade houve a entrega da premiação aos vencedores da oitava edição do torneio leiteiro do povoado de Capelinha, no município de Major Izidoro.
Fonte: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa no Blog